sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Ser Enfermeira...

Sou Enfermeira e isso acima de tudo é uma filosofia de vida, em que se compila todo o conhecimento adquirido ao longo do Curso, ao longo das experiências de vida, ao longo da ciência...
Não se pense que uma Enfermeira, é uma profissional, economicamente RICO, será porventura rico em sentimentos, experiências e sonhos! Sonhos a mais, que se tornam curtos no tempo para planear cuidados, para conversar e Ouvir, para se sentar e Chorar.
Vive-se na era dos números, combate-se a qualidade com os números, reduz-se aos Enfermeiros e espera-se níveis de qualidade. Num internamento coexistem e trabalham muito bem em equipa, Enfermeiros e Médicos, falo dos Primeiros, pois estatisticamente estão mais tempo no Serviço, passam mais tempo com o doente e afinal de contas, só posso descrever algo que conheço.
Perante as estatísticas, o que distingue estes Profissionais? São Enfermeiros, pedem-lhes conselhos, opiniões, que muitas vezes não pedem a outro profissional, estão mais disponíveis, estão presentes, Sentam-se e Ouvem, transmitem a informação a outros Profissionais. Mas como definir o que os números, não alcançam???

São Enfermeiros, estão Cansados, tão cansado às vezes…. Percorrem caminhos de Acumulação de Cargos, quer Familiares, quer profissionais, funcionam a dobrar, dobram os empregos, falta o conforto económico, falta o apoio… São Humanos e quer-se sempre mais, acabam-se os Curso e actualmente acumula-se não o Emprego, mas o Desemprego… São Enfermeiros e não conseguem quantificar a um Gestor, a força de um toque, uma palavra amiga, um Ensino (…) isso não se Regista é inato à Profissão.
Ser Enfermeiro é … Entender a pessoa, com todas as virtudes e defeitos, respeitando o próximo, dando uso a todas as teorias de Psicológicas, Humanistas e Cientificas aprendidas no Curso e fora dele.
Sou Enfermeira e aprendo, todos os dias na minha profissão, não me roubem o tempo, não me destruam a carreira para dar ênfase aos NUMEROS.

Fonte: Enfermagem SU

3 comentários:

  1. Gostei muito desse post.. pretendo fazer enfermagem e a cada dia me interesso ainda mais pela área da saúde ! maravilhosoo .. !!
    - muito bom o seu blog gostei .!! bjiim

    ResponderExcluir
  2. Ah muito bom saber mais um pouco sobre essa profissão taõ legal! *.*

    Lindo blog viu?!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Déh..
    tem um questionário para você responder no seu blog! Ok?

    beijos

    ResponderExcluir