sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O que é Democracia

Pai, o que é democracia? – Pergunta o garoto de 4 anos. – Como explicar democracia para uma criança, mas, vamos lá. – É um sistema, uma forma de governo, no qual, para que funcione bem é preciso que cada grupo, cada classe social tenha o seu papel claramente definido.Tomamos como exemplo a nossa família. Eu tenho a minha fábrica, vendo os meus produtos e entrego o dinheiro para sua mãe.Portanto represento o capitalismo. Sua mãe que recebe o dinheiro paga todas as contas: Supermercado, açougue, escola, tudo.

Representa portanto o governo. A Maria trabalha nesta casa há anos. É ela que faz a comida, lava, passa, faz a limpeza. Portanto ela representa a classe operária. Você garoto que já está na escola representa a classe estudantil. Seu irmãozinho que ainda é um bebê representa o futuro.Na madrugada seguinte o garoto acordou com o irmãozinho berrando.Aproximou-se de berço e percebeu que o pequeno tava cagado.Foi ao quarto da mãe chamá-la mas a mesma tava dormindo profundamente e o pai não tava lá. Foi chamar a Maria e o pai tava lá meteno ferro na empregada.
Voltou-se na ponta dos pés, entrou debaixo das cobertos, tapou os ouvidos e dormiu.Na hora do café da manhã disse para o pai: Entendí o que é democracia! . – Muito bem, então me conta. – É assim: Enquanto o Governo dorme, o capitalismo vai fudeno a classe operária, a classe estudantil fica perdida sem saber o que fazer e o futuro padece todo cagado!

Um comentário:

  1. Hi Deborah,

    Thank you for visiting our blog. It was fun to look at your blog through Google Translate. We are looking forward to meeting Lais soon. We will take very good care of her. :)

    Best,
    Ben and Alicia

    ResponderExcluir